Facebook YouTube Instagram
  • Rematrícula 2017
  • Problemas com o Moodle
  • Semana Pedagogia 2017
  • Semana Enfermagem 2017
  • Semana Jurídica 2017
  • Vestibular 2018
  • Vestibular de Inverno Cursos 27-05-17
  • Vestibular de Inverno 27-25-17
  • Pet Shop da FAEF
  • Liberação do Moodle
  • FAEFTV Youtube
  • Proibido Fumar no Campus
  • PÓS TODOS
  • Hospital Veterinario
  • TROTE
  • Banner Nuema
  • Campanha Curta Página Facebook FAEF
FAEF FAIT FAIP EDUVALE
PÓS-GRADUAÇÃO -> Especialização Educação Especial e Inclusão Escola ->
Apresentação

ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO ESCOLAR

 

1.                  INTRODUÇÃO

 

Nos últimos anos, têm ocorrido enormes avanços teóricos e políticos relacionados aos processos de inclusão escolar das pessoas com deficiência auditiva, física, intelectual, visual, Transtornos do Espectro Autista (TEA) e altas habilidades ou superdotação. Entretanto, no que se refere efetivação da inclusão escolar e ao sucesso dos processos de ensino e de aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais ainda temos algumas barreiras relacionadas à formação inicial e continuada de professores.

Nesse sentido, o curso pretende formar e licenciar professores para atuarem na modalidade de educação Especial e Inclusiva, abrangendo: a deficiência física e visual, deficiência intelectual, deficiência sensorial: surdez, transtornos do espectro autista (TEA) e altas habilidades e superdotação. Nessa perspectiva, o curso tem como principal objetivo dotar os professores de capacidade de planejar intervenções individualizadas para seus alunos, bem como de recorrer a recursos complementares de natureza psicopedagógica, levando-se em conta as características intelectuais, o nível comunicativo e linguístico, as alterações de conduta, o grau de flexibilidade cognitiva e comportamental e o nível de desenvolvimento social do aluno.

 

2.                  JUSTIFICATIVA

 

O curso prevê uma imersão nos temas que perpassam os conteúdos específicos da educação especial e da inclusão escolar e seu aprofundamento, com a expectativa da produção de conhecimentos necessários, visando ao acompanhamento pedagógico dos alunos matriculados nessa modalidade educativa. Assim, almeja subsidiar profissionais da rede pública e privada para ações, recursos e procedimentos pedagógicos capazes de favorecer a educação, além de possibilitar aos alunos com necessidades educacionais especiais uma aprendizagem significativa, tanto nas Salas de Recursos, quanto nas salas comuns de ensino regular, de modo que a Educação Especial ocorra de forma colaborativa e integrada ao ensino comum.

 

3.                  OBJETIVOS

 

GERAL

Promover a formação continuada dos profissionais do magistério das redes publica e privada, para que possam atender com qualidade os alunos com necessidades educacionais especiais.

 

ESPECÍFICOS

Conhecer e saber aplicar estratégias de ensino que visem promover ao máximo a autonomia social e acadêmica dos alunos;

Preparar os professores e os profissionais da rede publica e privada para o trabalho com o aluno com NEE’s, de modo a garantir a atuação no serviço de apoio no Atendimento Pedagógico Especializado;

Identificar as principais dificuldades e potencialidades dos alunos com NEE’s, em relação às atividades básicas e instrumentais de vida diária;

Adquirir conhecimento sobre estratégias pedagógicas que facilitem a aprendizagem escolar dos alunos com N.E.E’s.

Promover a qualidade da atuação profissional de professores e/ou profissionais da Educação Especial que atuam direta ou indiretamente no Atendimento Educacional Especializado dentro de escolas da rede pública ou privada,

 

4.                  PUBLICO ALVO

 

Profissionais da área de educação e afins (Professores, pedagogos, fonoaudiólogos, psicólogos, fisioterapeutas e outros), da rede pública ou privada, que desejam preparar-se para atuar junto aos alunos que possuem alguma necessidade especial, conhecendo os fundamentos teóricos e práticos da Educação Especial.

 

5.                  INÍCIO DAS AULAS E DURAÇÃO

 

Período de aulas: março 2017 a agosto de 2018.

Dia da Semana: Sábados (Quinzenal).

Horário: das 08h as 16h.

Carga Horária: 608 horas

 

6.                   MÓDULOS E EMENTAS

 

Módulo 01 - Fundamentos da educação especial inclusiva. (32 horas) – Março/2017

Fundamentos da educação especial inclusiva com base nas Diretrizes Nacionais para Educação Especial na Educação Básica; Política Nacional de Educação Inclusiva; Legislações específicas: Lei n.º 10.098/2000 que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida; Decreto nº 3.956/2001 – (Convenção da Guatemala); - Lei n.º 10.436/2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS); Declaração de Salamanca (1994); Metodologias de trabalho para identificação e adaptação curricular às necessidades educacionais especiais. Lei Brasileira de Inclusão (LBI), também chamada de Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015).

 

Módulo 02 -  A Aprendizagem e as Necessidades Educacionais Especiais (32 horas) – Abril/2017

O movimento pela inclusão; Necessidades Educacionais Especiais de crianças com dificuldades temporárias ou permanentes na escola; Definição dos Transtornos Funcionais (dislexia, disortografia, TDAH, discalculia) Necessidades Educacionais Especiais e as adaptações curriculares; Métodos e técnicas para identificar e desenvolver as capacidades de alunos com Necessidades Educacionais Especiais.

 

Módulo 03 -  Atendimento Educacional Especializado – Sala de Recursos Multifuncional. (32 horas) – Maio/2017

Processos educativos de Atendimento Educacional Especializado – AEE, prestado de forma complementar ou suplementar aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação; Organização e disponibilização de espaço físico para implantação dos equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos de acessibilidade; Identificação, elaboração, e organização de recursos pedagógicos e de acessibilidade; Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e do código BRAILLE. Definição e práticas do Trabalho Colaborativo entre AEE e ensino Regular

 

Módulo 04 -  Processos Educativos da Pessoa com Deficiência Intelectual. (32 horas) – Junho/2017

Deficiência intelectual. A deficiência Intelectual na humanidade. Concepções sobre a deficiência intelectual. A escola comum diante da deficiência intelectual. A prática pedagógica na escolarização do aluno com deficiência intelectual: Currículo e Avaliação Pedagógica. Práticas de leitura e escrita com alunos com deficiência intelectual. Possibilidades do ensino colaborativo no processo de inclusão escolar do aluno com deficiência mental. Interação e mediação pedagógica.

 

Módulo 05 -  Processos Educativos da Pessoa com Cegueira, Baixa Visão e Surdocegueira. (32 horas) – Agosto/2017

Surdocegueira congênita e adquirida; Surdocegueira e outras deficiências associadas: físicas e intelectuais; Processos Educativos de Surdocegos Pré-linguísticos ou Surdocegos Pós-linguísticos; Processos Educativos da Pessoa com Deficiência Multipla; Estratégias pedagógicas favorecedoras para o desenvolvimento Educacional deste público.

 

Módulo 06  -  Processos Educativos das Pessoas com Surdez. (32 horas) – Setembro/2017

Educação de deficientes auditivos e surdos. Conceituação e caracterização. Os órgãos do aparelho auditivo e seu funcionamento. Etiologia e prevenção da surdez. O papel da família frente à surdez. A inclusão de alunos surdos no Ensino Comum. O surdo e a história da sua educação. Estimulação da linguagem. Significando o conteúdo da linguagem. Aprendizado da Língua Portuguesa. A Língua Brasileira de sinais. Recursos Tecnológicos na Educação do aluno surdo.

 

Módulo 07  -  Processos Educativos das Pessoas com Deficiência Física. (32 horas) – Outubro/2017

Deficiência Física/Neuro Motora no contexto do processo de ensino-aprendizagem: conceitos e características. O trabalho no espaço escolar: da identificação às alternativas de ensino. Adequações de recursos e modalidades de Tecnologia Assistiva – Deficiência Física. Atendimento educacional especializado para os alunos com Deficiência Física

 

Módulo 08  -  Processos Educativos das Pessoas com Transtornos do Espectro Autista (TEA). (32 horas) – Novembro/2017

Conceituação e caracterização do Transtorno do Espectro Autista (DSM IV, DSM V e CID 10). As diferentes compreensões do Autismo. O Autismo e as TIC's. Aspectos importantes do Transtorno do Espectro Autista para a educação escolar. A formação e a aprendizagem da criança com Transtorno do Espectro Autista. A escolarização da criança com Transtorno do Espectro Autista. Diferentes abordagens de trabalho (Terapias Cognitivas, TEACCH, Sun Rise, ABA...); Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012.

 

Módulo 09 -  Processos Educativos das Pessoas com Transtornos Funcionais Específicos. (32 horas) – Dezembro/2017

Transtornos funcionais específicos da aprendizagem: disgrafia, disortografia, dislexia e discalculia; Dificuldade da linguagem falada; Dificuldades de percepção espacial; Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH); Avaliação e intervenção educacional e clínica.

 

Módulo 10 – Metodologia cientifica e pesquisa educacional. (32 horas) – Fevereiro/2018

Os caminhos da Pesquisa Científica. Processo de produção do conhecimento. Pesquisa Científica. Princípios da Pesquisa Científica. Principais Modalidades de Pesquisa. Modalidades mais utilizadas em pesquisa jurídica. Técnicas para coleta de dados e informações. Projeto de Pesquisa. Conceituação. A escolha do tema. A estrutura do projeto de pesquisa. Orientações e Normatizações para Redação de Texto; Instruções para a elaboração de um trabalho monográfico no final do curso de acordo com as normas da ABNT.

 

Módulo 11 -  As Adequações e Adaptações Curriculares como Suporte Pedagógico. (32 horas) – Março/2018

Legislação e conceitos envolvidos nos processos de Adequação/Adaptação Curricular; Procedimentos e instrumentos utilizados nos processos de Adequação/Adaptação Curricular; Adequação/Adaptação Curricular de pequeno, médio e grande porte.

 

Módulo 12 -  Terapia Ocupacional e as Atividades da Vida Diária. (32 horas) – Abril/2018

Como desenvolver a capacidade de mobilidade articular; Desenvolvimento da coordenação motora fina e grosseira; Desenvolvimento da percepção, tato e visão; A percepção sensorial; Desenvolvimento das atividades de vida diária: Mobilidade; Cuidados pessoais; Comunicação alternativa e aumentativa; Ferramentas de controle do meio ambiente.

 

Módulo 13 – Desenho Universal, Tecnologia Assistiva e Acessibilidade. (32 horas) – Maio/2018

Definição e conceitos do Desenho Universal; Recursos Serviços que ampliam as habilidades funcionais; A tecnologia assistiva como uma área interdisciplinar; Tecnologia assistiva e promoção de políticas publicas de acessibilidade; Recursos de acessibilidade ao computador; Sistemas de controle de ambiente; Projetos arquitetônicos e acessibilidade. Tecnologia Assistiva de baixo custo

 

Módulo 14 – Tópicos especiais em educação: leituras independentes. (32 horas) – Junho/2018

Avaliação e Educação Especial; Educação Inclusiva e Diversidade; Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015); Experiências educacionais inclusivas; Família e as interações sociais das Pessoas Público alvo da Educação Especial; Políticas Públicas e Suportes oferecidos às famílias. A adolescência e o envelhecimento desafios e angustias dos familiares.

 

Módulo 15 – Trabalho de Conclusão de Curso – TCC (Defesas). (160 horas) – Agosto/2018

Elaboração do trabalho de conclusão de curso.

 

7. PRÉ-INSCRIÇÕES

 

Pré-inscrições abertas e gratuitas, na secretaria/FAEF, site: www.faef.edu.br ou pelos telefones: (14) 3407-8000 - (14) 99724-1019 - (14) 98165-9435 - (14) 99770 8001 - (14) 99850 1460, e-mail: pedagogia@faef.br.


14/12/2016
[Versão para impressão]
Facebook:
FIES

Vestibular 2016
E-mail: vestibular@faef.br
Ligue Vestibular:
(14) 3407-8000
(14) 99850-1460
(14) 98165-9435
(14) 98165-9435
 
Revista Eletrônica Científica
Serviços

 

 

Calendário 2017

 

 

 

 

Grupo FAEF

 
Banner - Biblioteca Virtual
Wikipaintings
Banner - FIES
Estadão
Banner - Escola da Família
© Copyright 2014, GRUPO FAEF - Resolução mínima: 1024px por 768px
Site desenvolvido por COMBR Soluções em Internet