Facebook YouTube
  • XV Semana Acadêmica de Psicologia
  • FAEFTV Youtube
  • Vestibular 2017
  • Proibido Fumar no Campus
  • PÓS TODOS
  • Campanha Pós Graduação
  • Vest Agendado
  • Hospital Veterinario
  • TROTE
  • Banner Nuema
  • Campanha Curta Página Facebook FAEF
FAEF FAIT FAIP EDUVALE
Saúde Pública Veterinária

 

 

SAÚDE PÚBLICA VETERINÁRIA

 

Pós-Graduação em nível de Especialização "latu sensu" em:  "SAÚDE PÚBLICA VETERINÁRIA”,

O curso de pós-graduação em “Saúde Pública” da Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral – FAEF é importante para fomentar a formação de cursos de pós-graduação de acordo com as necessidades dos profissionais, tendo em vista o contexto sócio econômico da região.  Esse curso visa atender as necessidades dos profissionais médicos veterinários em conhecimento na área de saúde pública, base de conhecimento para concursos públicos, bem como cumprir sua finalidade magna de oferecer conhecimento técnico científico, contribuir para o desenvolvimento dos profissionais como um todo e atender as demandas da sociedade.

 

Objetivos

Proporcionar aprofundamento em áreas que exigem conhecimento continuado e especializado para que o profissional desenvolva, com segurança, atividades correlacionadas a Saúde Pública e ser preparado para concurso público. Condição que dificilmente é alcançada durante a graduação e que os cursos de pós graduação tem como objetivo fundamental.

 

 

Público Alvo

Médicos Veterinários que trabalham na área da saúde pública e profissionais médicos veterinários que desejam trabalhar na área ou aprimorar seus conhecimentos.

Mercado

Atendendo a legislação vigente brasileira e a necessidade da sociedade é obrigatório cada município do País ter no mínimo um médico veterinário na área de saúde pública. Quanto maior o número de habitantes no município, maior a quantidade de médicos veterinários contratados pela cidade para desenvolverem atividades nas áreas de Saúde Pública (Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Controle de Zoonoses, NASF-Núcleo de Apoio à Saúde da Família entre outros). Frente a isso, ocorre a necessidade de profissionais com formação em medicina veterinária de se adequarem as novas realidades e exigências do mercado. Mercado este em franca expansão e de carreira promissora.

Corpo Docente

Especialistas, Mestres e Doutores, experientes e renomados.

Orientações sobre as matrículas

Pré-Inscrições abertas a partir de 23/02/2016:

Encaminhar para o e-mail: medicina@faef.br

NOME COMPLETO:

RG:

CPF:

CIDADE:

TELEFONE:

E-MAIL:

NOME DA PÓS: “SAÚDE PÚBLICA VETERINÁRIA”

Dúvidas entre em contato: (14) 34078000 ou (14) 996562807 Prof. Osni

Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, KM 420. CEP: 17512-130. Garça/SP. www.faef.edu.br.

 

Período de aulas: Maio 2016 a Junho de 2017.

 

Dia da Semana: Sábados

 

Horário: das 08h00 as 16h00 horas.

 

MÓDULOS: 14 Módulos com carga horária de 32h cada, totalizando 448h.

 

MÓDULO E CONTEÚDO

MÓDULO 1. Legislação do SUS e Nasfi.

Conceitos básicos em direito, leis que fundamentam o funcionamento do SUS, reflexão sobre a situação do SUS na prática, inserção do médico veterinário na saúde única. O Médico veterinário no Nasfi.

MÓDULO 2. Planejamento Estratégico em Saúde Publica.

Planejamento em saúde. As vertentes principais do planejamento em saúde no Brasil e sua aplicação na organização de serviços e sistemas de saúde. O planejamento como espaço de conflito e contradições. Programação. A oferta organizada de ações e o trabalho em saúde. Determinação de metas, custos e investimentos. As potencialidades da epidemiologia na organização do trabalho assistencial. A coerência entre planejamento-gestão-avaliação de organizações de saúde.

MÓDULO 3. Epidemiologia Aplicada à Vigilância Sanitária.

Vigilância Epidemiológica. Vigilância Sanitária. Vigilância ambiental. Territorialização. Dinâmica da população. Diagnóstico de Saúde da comunidade.

MÓDULO 4. Animais Sinantrópicos de interesse urbano.

Medidas fundamentais para prevenir a transmissão de enfermidades, com ênfase nas antroprozoonoses. História natural das doenças e níveis de prevenção. História natural das doenças e níveis de prevenção.  Controle de roedores e vetores.  Acidentes produzidos por animais peçonhentos. Estudo dos escorpiões, aranhas, morcegos, ratos e outros.

 

MÓDULOS 5 e 6. Principais zoonoses de interesse urbano.

História, definição, Epidemiologia, vias de transmissão, sinais clínicos, diagnóstico, tratamento e controle das principais zoonoses urbanas: raiva, leptospirose, leishmaniose, Larvas migrans, toxoplasmose, dengue, histoplasmose, criptococose, hantavirose entre outras.

MÓDULO 7 e 8. Microrganismos nos alimentos e principais microrganismos causadores de doenças através dos alimentos.

Qualidade sanitária dos alimentos, com ênfase nos perigos biológicos. Microrganismos importantes em alimentos e fatores envolvidos no seu crescimento. Indicadores da avaliação microbiológica de alimentos. O sistema de Análise de Perigos e Pontos críticos de Controle. Epidemiologia das doenças transmitidas por água e alimentos e os principais microrganismos causadores de doenças transmitidas por alimentos.

MÓDULO 9. Segurança alimentar.

Segurança Alimentar. Principais vias de contaminação biológica e química dos diversos grupos de alimentos e medidas de prevenção. Plano PPHO: Proteção contra contaminantes ou adulterantes. Substâncias químicas e agentes tóxicos. Higienização de instalações, equipamentos e manutenção dos equipamentos. Higiene e saúde dos manipuladores (BPF). Programa de recolhimento de alimentos. Contaminação cruzada. Controle na elaboração de alimentos: matérias-primas e fornecedores, recepção, armazenamento, embalagens, pré-preparo, cocção e distribuição. Rotulagem nutricional. Legislação.

MÓDULO 10. Saúde e Meio Ambiente.

Estudo da saúde e do processo saúde-doença das populações e dos indivíduos, à luz de seus aspectos ambientais, sua estreita ligação com o meio ambiente em âmbito local, regional e geral, situando-os nos contextos político, econômico, social e biológico. Descreve aspectos fundamentais do saneamento do meio, principalmente no tocante ao abastecimento de água e o processamento das águas residuais e dos resíduos sólidos. Informa sobre os principais aspectos da Vigilância Sanitária de Medicamentos e Produtos.

MÓDULO 11. Principais técnicas de controle populacional em cães e gatos.

Técnica cirúrgica: paramentação cirúrgica, fundamentos e técnicas cirúrgicas dos sistemas reprodutivo de cães e gatos, macho e fêmea. Poluição ambiental decorrente de resíduos sólidos de cirurgias e anestesia. Controle populacional de cães e gatos: aspectos clínicos, cirúrgicos e de saúde publica.

MÓDULO 12. Leituras Independentes.

MÓDULO 13. Metodologia Cientifica.

Oferecer ao aluno conhecimentos para elaboração de trabalhos científicos e Monografia.

Monografia Científica: Introdução e Revisão de Literatura, Material e  Métodos, Resultados e Discussão, Pesquisa científica: planejamento e execução, Diretrizes para a redação de monografias. Normas ABNT, Análise Crítica de texto científico. Elaboração de resumo de  trabalhos para congressos e simpósios.

MÓDULO 14. Seminários de Práticas de Pesquisa em Saúde Pública Veterinária.

Análise de textos em diferentes áreas ligadas à saúde pública veterinária. Seminários realizados pelos alunos, abordando temas relacionados à saúde pública veterinária. Dinâmica de Grupo p/análise técnica e didática dos seminários.

MÓDULO

NOME DO MÓDULO

CARGA HORÁRIA

01

Legislação do SUS e Nasafi..

32h

02

Planejamento Estratégico em Saúde Pública

32h

03

Epidemiologia Aplicada à Vigilância Sanitária.

32h

04

Animais Sinantrópicos de interesse urbano.

32h

05

Principais zoonoses de interesse urbano.

32h

06

Principais zoonoses de interesse urbano.

32h

07

Microrganismos nos alimentos e principais microrganismos causadores de doenças através dos alimentos.

32h

08

Microrganismos nos alimentos e principais microrganismos causadores de doenças através dos alimentos.

32h

09

Segurança alimentar.

32h

10

Saúde e Meio Ambiente.

32h

11

Principais técnicas de controle populacional em cães e gatos.

32h

12

Leituras Independentes.

32h

13

Metodologia Cientifica.

32h

14

Seminários de Práticas de Pesquisa em Saúde Pública Veterinária.

32h

TOTAL DA CARGA HORÁRIA

448h

 

 

 

FIES

Vestibular 2016
E-mail: vestibular@faef.br
Ligue Vestibular:
(14) 3407-8000
(14) 99850-1460
(14) 98165-9435
(14) 98165-9435
 
Revista Eletrônica Científica
Serviços

 

 

Calendário 2017

 

 

 

Grupo FAEF

 
Banner - Projeto Ler e Escrever
Banner - Biblioteca Virtual
Banner - FIES
Escrita Científica
Banner - Prouni
© Copyright 2014, GRUPO FAEF - Resolução mínima: 1024px por 768px
Site desenvolvido por COMBR Soluções em Internet